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QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Você se considera uma pessoa com alto nível de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)?

De que forma você enxerga a sua relação com colegas e a postura que tem no ambiente empresarial?

Se falta de motivação, estresse e desânimo fazem parte da sua rotina, é hora de colocar algumas ações em práticas para aumentar a QVT.

E se você tem uma empresa, vale implementar um programa para aumentar a Qualidade de Vida no Trabalho dos seus colaboradores.

Com isso, todos ganham: os funcionários têm nível de estresse reduzido e maior produtividade, e a empresa tem mais chances de crescer.


O que é Qualidade de Vida no Trabalho?

A Qualidade de Vida no Trabalho é o nível de satisfação que um profissional tem com a função que exerce e o ambiente em que está inserido dentro da empresa.

Podemos dizer que um colaborador feliz, que cultiva bons relacionamentos com os colegas e tem perspectivas de crescimento, conta com maior Qualidade de Vida no Trabalho.

E tudo isso porque, provavelmente, o seu ambiente está voltado não apenas ao bem-estar físico dos funcionários, mas também mental.

Para o empresário, o sucesso de promover a QVT depende de um conjunto de ações capazes de elevar o grau de satisfação dos funcionários, de forma a valorizar o capital humano.

E, existem boas razões para fazer isso, sobretudo porque colaboradores motivados e satisfeitos contribuem para o crescimento da organização.


Qual a importância da Qualidade de Vida no Trabalho?

Promover a Qualidade de Vida no Trabalho é uma via de mão dupla: traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa.


Importância da QVT para os colaboradores

Para os colaboradores, a importância da QVT é o próprio bem-estar, saúde física e mental e motivação no trabalho. São os fatores que contribuem para que ele se mantenha motivado, satisfeito e tenha boa convivência com os demais colegas.

A QVT ajuda na criação de melhores relacionamentos dentro da empresa e fomenta um clima organizacional satisfatório e saudável.

Na prática, isso resulta em um ambiente mais leve, com menos brigas, que favorece o trabalho em equipe e a colaboração.

A Qualidade de Vida no Trabalho é tão relevante, que, quando falta, pode levar à Síndrome de Burnout, um distúrbio psíquico proveniente de um estado de tensão emocional e estresse no trabalho.

Além disso, é a partir da Qualidade de Vida no Trabalho que os colaboradores se sentem instigados a entregar a melhor performance, principalmente quando enxergam possibilidades de crescimento e evolução dentro da empresa.

O resultado disso?

Atração e retenção de talentos e redução dos índices de rotatividade da organização, fortalecendo ainda mais as equipes.


Importância da QVT para as empresas

A Qualidade de Vida dos colaboradores está diretamente ligada aos resultados da empresa.

Afinal, uma melhor performance é conquistada quando os profissionais se sentem motivados, têm bons relacionamentos e são produtivos!

“É amplamente reconhecido que a boa qualidade de vida no trabalho está correlacionada com funcionários mais felizes, mais saudáveis e mais produtivos”, afirma Joel Landau, presidente do The Allure Group, em um artigo para a revista Forbes.

De acordo com ele, os profissionais são menos propensos a perder o trabalho ou deixar a empresa quando têm suas necessidades humanas atendidas.

E isso é algo que acontece quando as políticas e a cultura do trabalho são centradas no bem-estar.

Mas o comprometimento dos colaboradores não é a única vantagem.

Investir na QVT é uma forma de aumentar os lucros!

É o que demonstra uma pesquisa da Sodexo, que conversou com 4.805 líderes de pequenas e médias empresas no Brasil, México, Chile, França, Romênia, Turquia e Índia. Entre os entrevistados, 70% disseram que a qualidade de vida gera mais rentabilidade para o negócio!


Programas de qualidade de vida em empresas

Depois de ver os benefícios, que tal criar um programa de qualidade de vida na sua empresa, adotando um conjunto de práticas que estimulam o bem-estar?

Esse programa pode ser elaborado a partir da reflexão entre gestores e setor de RH e a partir de um feedback dos próprios funcionários.


Desenvolvimento Humano e a Qualidade de Vida no Trabalho

Quer manter um alto nível de Qualidade de Vida no Trabalho?

Com o processo de Desenvolvimento Humano podemos ajudar nesse desafio. Trata-se de um processo que aprimora competências e habilidades comportamentais para que o indivíduo alcance a alta performance.

Entre os principais benefícios, está o aumento do nível de conquistas, felicidade, energia e equilíbrio interior.

Tudo isso se reflete no nível de satisfação que você tem em todas as esferas da vida, inclusive no trabalho.

O gerenciamento de estresse também é desenvolvido pelo cliente ao longo do processo, o que é fundamental para o dia a dia profissional.

Por meio do processo de Desenvolvimento Humano, é possível acessar e controlar estados emocionais poderosos, superar a ansiedade e identificar padrões de pensamento.

Assim, na rotina, fica mais fácil identificar de que maneira você reage a situações desafiadoras e estressantes, podendo promover mudanças conscientes e sustentáveis para reagir melhor.

Além disso, vale mencionar o foco principal do processo: a definição e conquista de objetivos nos âmbitos pessoal e profissional.

É por meio dessa definição que se torna possível elaborar um planejamento estratégico, saber se você está indo na direção certa e viver uma vida plena e harmoniosa.


Conclusão

A Qualidade de Vida no Trabalho é primordial para manter a motivação e a satisfação elevadas!

Promover o bem-estar dos colaboradores deve ser uma busca permanente da sua empresa.

Como vimos, isso é importante para valorizar o capital humano.

Além disso, é essencial para manter o seu negócio em crescimento, reduzindo os índices de rotatividade e aumentando a produtividade!

Sem dúvidas, você verá que o nível de satisfação entre os colaboradores vai aumentar, trazendo benefícios para os relacionamentos e o clima organizacional.

E, lembre-se de que podemos ser seu grande aliado nesta jornada!



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